Obras de reforma e ampliação em unidades prisionais reforçam sistema penitenciário do Acre

Para melhorar e fortalecer o sistema prisional, o governo do Estado reiniciou as obras de reforma e ampliação da Unidade Prisional de Regime Fechado e Recolhimento Provisório de Rio Branco, antigo pavilhão “A” do Complexo Francisco D’Oliveira Conde.  A obra é realizada com recursos do governo federal e contrapartida do governo do Acre.

A intervenção foi reiniciada na última quarta-feira, 13, e contou com a presença da diretora de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Alieth Gadelha, e do diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Martin Hessel, diretores de unidades penitenciárias, representantes da Secretaria de Obras Públicas (Seop), agentes penitenciários e servidores do Iapen.

A obra vai garantir um ambiente mais saudável e seguro para os reeducandos, otimizar espaços existentes e garantir atendimento das necessidades relacionadas à vivência coletiva e individual. A unidade de regime provisório abriga 178 homens e quando ficar pronta terá 169 novas vagas. A previsão é de que a obra seja concluída em 45 dias.

 A reforma da unidade faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo governo do Estado para melhorar o sistema prisional. A reforma é uma das primeiras ações da nova gestão do Iapen. “Quando finalizada, a obra irá representar o fim da superlotação. Além de atender os anseios do Poder Judiciário, do governo e da comunidade carcerária”, salienta o diretor do Iapen, Martin Hessel.

 

Assessoria/Governo


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.