Invasores expulsos de ramal voltam a bloquear Rodovia AC-10

 

 

 

 

Moradores dos Ramais Costa e Silva e do Galo e independência, que recentemente foram expulsos da localidade por determinação da justiça, que concedeu ao proprietário da área de terra invadida a reintegração da posse da mesma, voltaram a protestar no início da manhã dessa quinta-feira (4).

Os manifestantes bloquearam a Rodovia AC-10, que liga Rio Branco ao município de Porto Acre, utilizando pedaços de madeiras. Filas de veículos foram formadas dos dois lados da estrada, a passagem era liberada somente para quem buscava atendimento médico na capital.

A presidente da associação de moradores e produtores do Ramal Costa e Silva, Francisca das Chagas, relata a situação precária de quem mora na região.

As 102 famílias que foram expulsas do Ramal Costa e Silva estão há 9 dias acampadas às margens do ramal, morando em pequenas barracas e vivendo de maneira subumana. O produtor rural Sebastião Souza, pede providência das autoridades competentes para o problema.

Os manifestantes exigiam às presenciais dos representantes do Imac, Incra e de outros setores que fossem resolver a situação. Técnicos do Imac estiveram no local, porém, por pouco tempo. Policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar foram acionados para manter a ordem na localidade.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.