Igreja católica divulga programação para o Círio de Nazaré

 

Paulo Roberto, da TV Rio Branco

O Círio de Nazaré é uma tradição oriunda da Portugal, que é realizado há mais de 300 anos em vários estados da Região Norte. Em Belém do Pará, o evento religioso reúne milhares de fieis vindos do mundo inteiro para celebrar a data, que ocorre no segundo domingo do mês de outubro.

No Acre, a igreja católica anunciou a programação da festa religiosa. Este ano, com algumas alterações em seu trajeto, como informa o padre Massimo Lombardi, da catedral Nossa Senhora de Nazaré.

A cada ano tem aumentado a participação de romeiros vindos de todos os lugares do estado no ato religioso que é realizado em Rio Branco. O padre exibe com orgulho a corda vinda de Belém e que é utilizada no momento da procissão.

Segundo ele, a expectativa este ano é de reunir cerca de 10 mil pessoas no próximo domingo, 12, quando ocorre a procissão do Círio de Nazaré. Padre Massimo faz um pedido para os fieis que vão acompanhar a procissão no domingo e convida as famílias acreanas.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.