Governo investe na produção e tratamento de água da Vila Campinas

A Vila Campinas pertence ao município de Plácido de Castro. Lá moram cerca de sete mil famílias, que todo verão sofriam com a escassez de água, pois o açude de onde o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) realiza a captação de água fica com o nível bem baixo, e não havi água suficiente para abastecer o vilarejo.

Para resolver o problema, o Depasa está construindo uma barragem que vai aumentar em um metro e meio o volume de água do açude. “Agora estamos no verão, mas já existe mais água no açude do que quado estávamos no auge do inverno em anos anteriores, tudo isso graças à barragem, que ainda está em obras”, relata Railson Batista, servidor do Depasa.

Outra medida que está sendo realizada é a construção de uma nova adutora e de uma estação de tratamento de água, esta última em processo licitatório, com capacidade para produzir 30 litros por segundo. Segundo Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa, as obras que estão em curso são suficientes para abastecer toda a vila por longos anos.

“Com o programa Ruas do Povo aumentaram as ligações de água, por isso o abastecimento ficou precário, e no verão ficava ainda mais complicado. Agora, com essas obras, damos total garantia para a população,  que terá água tratada todos os dias em suas casas”, garantiu.

Agência de Notícias do Acre


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.