Filhote de Onça pintada era criado dentro de casa em Mâncio Lima

Para os criadores de animais domésticos como cachorro e gato, saber que no Acre existe uma família que cria filhote de onça pintada é uma surpresa. Na tarde desta quinta-feira (18) policiais militares apreenderam um filhote de onça que estava sendo criado como se fosse um gato de estimação, no conforto do lar de uma família residente no município de Mâncio Lima.

De acordo com os militares de Cruzeiro do Sul, uma senhora dona de casa, moradora da zona rural  encontrou o felino sozinho na estrada. Ela o levou para casa, onde cuidou por pelo menos três meses na companhia de quatro crianças. No momento da entrega do animal à polícia, houve até choro e despedidas.

Pelo vídeo é possível observar no momento de interação do filhote com os policiais que é um animal receptivo já que convive no meio de humanos e estava aparentemente bem tratado.

Ele foi trazido para Rio Branco pela equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental e deverá ser entregue hoje pela manhã aos cuidados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) onde deverá passar por exames médicos e posteriormente levado para viver no Parque Chico Mendes.

Chegada do filhote ao IBAMA (Foto Neucimar Taveira)

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.