Empresa madeireira consolida negócios em Manoel Urbano e planeja expansão

O governador Tião Viana se reuniu nesta terça-feira, 25, na Casa Civil, com o presidente da empresa madeireira Agrocortex, Rui Ribeiro, que possui um projeto de manejo sustentável em Manoel Urbano, onde já consolida 350 postos de trabalho. Agora, governo e Agrocortex se unem para viabilizar o projeto do Complexo Industrial Florestal em Tarauacá, que pode gerar até cinco mil empregos na região a partir do manejo sustentável.

A Agrocortex já possui em Manoel Urbano o maior projeto de manejo sustentável de florestas e o maior projeto de manejo certificado do Brasil. Segundo Rui Ribeiro, além do manejo, a indústria madeireira já está montada no local e vai operar em breve. O objetivo é realizar a exploração madeireira certificada de 150 mil metros cúbicos por ano.

“A floresta aqui é muito boa. Aqui no Acre existe esse potencial de boas florestas que justifica um investimento de grande porte como esse”, conta Rui Ribeiro. Ele explica que a madeira acreana está sendo enviada para os Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e até China.

Governo e Agrocortex realizaram um protocolo de cooperação desde que os interesses da empresa em vir para o Acre se manifestaram. Com a concretização do projeto em Manoel Urbano, os esforços agora se voltam para o Complexo Industrial Florestal em Tarauacá.

O secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima, ressalta que para Tarauacá o governo planeja uma parceria público-privada. “Estão fazendo um levantamento para até fevereiro, no máximo, a Agrocortex possa assumir esse empreendimento que na verdade é projeto de investimento de trinta anos, capaz de gerar uma quantidade incalculável de postos de trabalho”, conta.

AgÊncia de Notícias do Acre


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.