Energisa orienta sobre cuidado com a segurança em dias de chuva

 Queda de árvores e descargas elétricas são efeitos da chuva que impactam segurança e fornecimento de energia

 

 

As fortes chuvas no Acre acendem o alerta para o cuidado com a segurança envolvendo a rede elétrica. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, o rio Juruá já está próximo da cota de transbordo de 13 metros, segundo a Defesa Civil. A Energisa acompanha a situação em tempo real e orienta a população sobre os cuidados com a rede elétrica nesse período.

Segundo o gerente de Operação da Energisa no estado, Anderson Rodrigues, o aumento de raios e queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica podem provocar curto-circuito e falta de energia. “Temos equipamentos chamados de religadores automáticos que atuam em pequenos curtos-circuitos provocados, por exemplo, quando galhos de árvores encostam nos cabos durante os vendavais. O sistema protege a rede elétrica e religa automaticamente em poucos segundos, sem a necessidade de deslocamento de equipes a campo, o que faz com que a energia volte mais rápido. Essa ferramenta otimiza nossa atuação e permite a dedicação dos profissionais de campo em ocorrências mais complexas, que envolvem a substituição de postes e cabos, por exemplo”, explicou.

O gerente destaca que, em caso de falta de energia, é importante o cliente verificar o quadro geral do imóvel antes de acionar a Energisa. Muitas vezes, apenas o disjuntor foi desligado durante algum curto-circuito, e o próprio cliente pode verificar no quadro geral interno e o externo que fica no seu padrão de entrada ao lado do medidor.  Caso a interrupção no fornecimento continue, o cliente deve informar a Energisa pelos canais de atendimento para acionamento das equipes de manutenção. O serviço está disponível 24 horas por dia no aplicativo Energisa On (disponível gratuitamente nas lojas virtuais), atendente virtual pelo WhatsApp (www.gisa.energisa.com.br) e no site www.energisa.com.br.

 

Confira outras dicas para evitar acidentes com água e energia elétrica:

  • Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger durante as enchentes;
  • Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
  • Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
  • Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;
  • Fique distante de cabos partidos e informe à Energisa imediatamente pelos canais de atendimento; 
  • Evite ficar próximo de estruturas altas com torres de telefone ou de energia elétrica; 
  • Caso a água tenha entrado no imóvel, é preciso estar atento às tomadas e cabos dos eletrodomésticos, pois a água é um condutor de eletricidade. Retire os eletrodomésticos da tomada e desligue o disjuntor do medidor de energia.
  • Levante os eletrônicos para evitar danos e busque um lugar seguro. Sua vida e dos familiares são mais valiosas do que os objetos.

 

[Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.