Novo secretário de Fazenda afira que governo arrecada com criatividade e investe com honestidade

Da Redação

Em entrevista ao jornalista Antonio Muniz, no programa RB Notícias, nesta terça-feira, 30, o novo secretário de Fazenda, Amarisio Freitas, afirmou que o Governo do Acre arrecada com criatividade e investe com honestidade. Formado em Ciências Contábeis, Freitas é auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado e pediu licença ano passado para assumir a Secretaria do Tesouro Acreano, órgão vinculado à Sefaz.

O novo secretário destacou a importância do Refis-2021, o mais moderno e avançado Programa de Recuperação Fiscal da nossa história, que evitou a falência de centenas de empresas, na capital e interior e salvou o emprego de milhares de acreanos no período mais grave da pandemia do novo coronavírus. Ele também falou da importância daa medias tomadas para fortalecer a indústria da construção civil e do programa de compras governamentais.

Freitas assumiu o cargo deixado por Rômulo Grandidier, que foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil, no lugar de Flavio Silva, que assumiu uma diretoria na Secretaria de Governo (Segov), comandada por Alysson Bestene. Freitas assume o cargo om o desafio de conter os gastos, ajustes de contas e pôs em prática os projetos de modernização da gestão fiscal e tributária iniciadas pelo antecessor. 

O novo secretário já ocupou diversos cargos importantes como analista de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Acre, analista técnico no Sebrae, palestrante e consultor empresarial, professor acadêmico e de pós-graduação, diretor Financeiro e Administrativo na Fundação de Pesquisa do Acre, pregoeiro na Comissão Permanente de Licitação de Rio Branco.

“É importante destacarmos o que foi feito e os avanços alcançados, além de dar continuidade nas ações do governo Gladson Cameli no que diz respeito à Secretaria de Fazenda Estadual, sobretudo na desburocratização de processos internos dando aos contribuintes e servidores mais celeridade e efetividade nas atividades, afirmou.

O secretário destacou o trabalho realizado pelo ex-titular da Sefaz, Romulo Grandidier, que resultou em grandes conquistas para a área econômica do Acre, bem como o desenvolvimento socioeconômico. Citou como exemplo melhorias de infraestruturas nas agências de fiscalização no interior do estado; termos de cooperação para combate a sonegação; conquista do selo de participação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção.

Graças ao trabalho realizado na Sefaz, segundo Freitas, o governo manteve a capacidade de pagamento do estado na nota B; promoveu cursos de capacitação aos servidores; manteve o equilíbrio fiscal e econômico; anunciou o pacote de medidas econômicas e tributárias para melhorar a economia; obteve crescimento positivo no número de empregos; além de contribuir para que o estado fosse o primeiro a adotar o Pix como forma de pagamento de tributos, entre outras conquistas.

No final, o secretário respondeu perguntas sobre o Oçamento-2022 e a capacidade do governo em conceder reajuste salarial acima de dois dígitos aos servidores públicos estaduais.  Segundo ele, a proposta orçamentária prevê considerável crescimento em relação ao atual exercício financeiro e afirma que há disponibilidade para concessão de reajuste salarial, sem causae desequilíbrio nas contas públicas.  “Tudo isso graças a austeridade e a transparência do governo”, afirmou.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.