MP investiga vereadora do PT de Senador Guiomard acusada de acumular cargos

Por Wanglézio Braga

A promotora de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Eliane Misae Kinoshita, abriu Inquérito Civil para investigar o caso de uma vereadora da Câmara Municipal de Senador Guiomard que estaria acumulando cargos públicos e desrespeitando assim a Lei. A vereadora Antônia Cláudia da Conceição Lima que pertence ao Partido dos Trabalhadores (PT) vem sendo acusada de acumular três cargos na cidade e pode responder por improbidade administrativa se for comprovado.

Segundo o MP, Antônia entrou na Câmara na última eleição, ocupa a função de 1ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal e teria dois contratos efetivos na Secretaria de Educação Municipal de Senador Guiomard como professora.

Na portaria publicada na edição de hoje (29) do MP, a promotora considerou “que a Constituição Federal não permite, em nenhuma hipótese, a acumulação de três cargos públicos remunerados e que a violação aos preceitos constitucionais pode caracterizar, em tese, ato de improbidade administrativa que importa em ofensa aos princípios da Administração Pública, nos termos da Lei nº 8.429/92”.

Eliane informou que vai enviar a prefeitura municipal, Secretaria de Educação de Senador Guiomard e a Câmara de Vereadores bem como a própria vereadora Antônia da Conceição cópias da portaria e aguarda manifestação.

Nossa equipe de reportagem tentou contato via Câmara de Senador Guiomard com a vereadora citada na matéria, mas não tivemos êxito. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.