DPE reúne parceiros para apresentação do projeto Rhuamm

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do Núcleo da Cidadania, reuniu na manhã desta quarta-feira, 28, representantes da Casa Civil do município, da Secretaria Municipal de Educação (Seme), da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) e dos três Conselhos Tutelares de Rio Branco para apresentar o projeto da Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (Rhuamm).

O encontro serviu, ainda, para o alinhamento das parcerias para promoção de ações conjuntas de cidadania, direitos humanos e proteção dos direitos da criança e do adolescente, por meio do desenvolvimento do projeto.

O projeto Rhuamm busca formar e capacitar profissionais da rede pública municipal estabelecendo uma equipe multi e interdisciplinar apta a acolher e promover o atendimento de crianças vítimas de violência na faixa da primeira infância, em consonância com o Plano Estadual Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (PEDDHCA) 2021-2030. O público-alvo do projeto são crianças de 0 a 12 anos, em situação de vulnerabilidade extrema e vítimas de violência.

[Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.