Vereador cobra prefeitura sobre funcionamento de 100% da frota de ônibus

Preocupado com a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, em meio a pandemia, o líder do PT na Câmara de Vereadores, Rodrigo Forneck, cobrou novamente nesta terça-feira, 28, uma posição da Prefeitura de Rio Branco sobre o pedido, que havia feito, para que a capital tenha 100% da sua frota de ônibus circulando nas ruas. “As pessoas estão andando aglomeradas nos ônibus e isso coloca a saúde delas em risco. Não podemos negligenciar essa situação. Se chegar nesta casa um projeto apontando que a Prefeitura tem que subsidiar a passagem, para que toda a frota esteja na rua, pensando na vida das pessoas, sou favorável”, endossou. Rodrigo já havia feito o pedido de funcionamento de 100% das linhas de transporte público na semana passada, quando Acre ingressou na fase laranja da pandemia, o que permitiu a reabertura do comércio e serviços não essenciais. Ao ser questionado sobre a viabilidade de sua proposta, Forneck foi enfático.“Nós acabamos de aprovar R$ 20 milhões para a infraestrutura. Será que se colocarmos um percentual para o transporte público, pelo menos durante a pandemia, não temos a frota inteira ativa? Não é burrice pensar isso, burrice é colocar a vida em segundo plano”, destacou.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.