Detran volta a oferecer renovação de CNH vencida antes da pandemia

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) publicou nesta terça-feira, 28,  no site do Diário Oficial do Estado  (DOE), uma portaria que determina o retorno dos serviços de  renovação das carteiras nacionais de habilitação (CNHs) vencidas até o dia 18 de fevereiro de 2020.

“Os condutores que estão com a CNH vencida após essa data não precisam realizar a renovação neste momento, devido a uma deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que permite que suas CNH permaneçam válidas em todo território nacional durante a pandemia da Covid-19”, explica a chefe da Divisão de Atendimento ao Público-Habilitação, Elisângela Brasil.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.