Prefeitura de Sena Madureira promove saúde itinerante nas comunidades e mais de 1.700 procedimentos são realizados

A Prefeitura de Sena Madureira por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (25) mais uma edição do Programa Saúde Itinerante nas Comunidades Joaquim de Matos e Geraldo Fernandes, localizadas nos ramais Toco Preto e Terçados respectivamente.

Sob a coordenação da Enfermeira Wendy Carolina, e do Dr. Rodrigo Bortolan, foram ofertados diversos serviços de saúde, como atendimento médico, de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação de rotina e contra a covid-19, testes rápidos, dispensação de medicamentos mediante prescrição médica, vacinação antirrábica, atendimento voltados ao programa Auxílio Brasil, entre outros.

A Secretária Municipal de Saúde, Nildete Lira, acompanhou os atendimentos e destacou a importância do referido programa para os moradores da zona rural. "O Saúde Itinerante é um dos principais programas desenvolvidos pela Prefeitura, tendo em vista que é através dele que levamos todos os serviços de saúde que são ofertados na zona urbana para dentro das comunidades rurais, agradeço o apoio do Prefeito Mazinho Serafim e do vice-prefeito Gilberto Lira, e agradeço o empenho da nossa equipe", frisou.

CONFIRA O BALANÇO DOS ATENDIMENTOS EM AMBAS AS COMUNIDADES:

Pré-consulta: 248

Atendimentos médicos: 266

Procedimentos odontológicos: 82

Vacinas contra a covid-19: 124

Vacinas de rotina: 298

Auxílio Brasil: 37

Testes Rápidos: 211

Coletas de PCCU: 08

Vacinação antirrábica: 468

 

TOTAL DE PROCEDIMENTOS: 1.742.

 

[Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.