Into cria mais 10 leitos de UTI para tentar suportar demanda da Covid-19

Por Márcio Nunes

A secretaria de saúde através do Into anunciou a criação de mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a grande procura. Com esses novos leitos a quantidade de leitos passa de 40 para 50.

Com a segunda onda da Covid-19 no estado, a rede pública hospitalar está alcançando o limite para atendimento em todo o estado. A taxa de ocupação do Into está em torno de 90%, quase todos os 40 leitos estão ocupados. Ainda por conta do aumento nos casos, o governador Gladson Cameli pediu essa semana ao Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, autorização para fechar a fronteira do Acre com o Peru e a Bolívia. Essa medida visa coibir a chegada de pacientes vindos de outros estados ou países.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.