Por Marcelina Freire
O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 na divulgou na manhã desta sexta-feira, 27, a nova classificação de risco da pandemia no Acre. A única regional a avançar de fase foi o Alto Acre que passou para a Bandeira Verde, com isso há a liberação de todos os setores do comércio. Já as demais regionais permanecem na fase amarela da flexibilização.
Segundo o comitê, em relação à última avaliação, houve progresso e diminuição tanto no número de casos e internações no Alto Acre. “Reforçamos a importância da vigilância. Houve redução de notificação por síndrome gripal em 38% e de novas internações diminuiu 36%. Já o registro de novos casos teve redução de 42%”, explicou o Comitê em relação ao Alto Acre.
Ja nas regionais do Baixo Acre e Juruá, foram registrados redução e também aumento de alguns indicadores, o que fez com que as regiões permaneçam na fase amarela. São verificados os níveis de isolamento social, notificações por síndrome gripal, novas internações por síndrome respiratória aguda grave, novos casos confirmados de covid-19, novos óbitos por covid-19, ocupação de leitos clínicos por pacientes com coronavírus e ocupação de leitos de UTI por pessoas acometidas pela covid-19 para determinar nova classificação de risco da pandemia no estado.