Por Wanglézio Braga
A chefe do executivo municipal de Tarauacá, Marilete Vitorino, autorizou a partir de hoje (27), por meio de decreto, a abertura e funcionamento de igrejas no município em meio à Pandemia do novo Coronavírus Covid-19. A regulamentação N°077/2020 foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE).
Segundo o documento, os espaços devem seguir protocolos sanitários, mantendo distância segura entre os frequentadores e capacidade limitada com no máximo 20% de sua lotação.
Aos templos e espaços religiosos, o documento pede ainda a aplicação das orientações gerais no que couber uso obrigatório de máscara, etiqueta respiratória; disponibilização dos lugares de assento de maneira alternada nas fileiras de bancos, com isolamento físico dos assentos não disponíveis, respeitando-se um distanciamento linear de 2 metros entre as pessoas; disponibilizar na entrada do estabelecimento, sanitários e outros pontos estratégicos, lavatório com dispensador de sabonete líquido e papel toalha ou dispensador com álcool gel a 70%.
O documento assinado pela prefeita ressalta ainda que os templos precisam “Promover a limpeza das superfícies, de acordo com orientações sanitárias, após a celebração de cada evento; Os saneantes utilizados devem estar regularizados junto a ANVISA e o modo de uso deve seguir as instruções descritas nos rótulos dos produtos; - Nos cultos e missas em que ocorra a celebração da ceia ou comunhão, os elementos partilhados deverão estar pré-embalados para uso individual; - Priorização de atendimento individualizado com agendamento prévio”.