Em Tarauacá, templos religiosos são autorizados a funcionar com 20% de sua lotação

Por Wanglézio Braga

A chefe do executivo municipal de Tarauacá, Marilete Vitorino, autorizou a partir de hoje (27), por meio de decreto, a abertura e funcionamento de igrejas no município em meio à Pandemia do novo Coronavírus Covid-19. A regulamentação N°077/2020 foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo o documento, os espaços devem seguir protocolos sanitários, mantendo distância segura entre os frequentadores e capacidade limitada com no máximo 20% de sua lotação.

Aos templos e espaços religiosos, o documento pede ainda a aplicação das orientações gerais no que couber uso obrigatório de máscara, etiqueta respiratória; disponibilização dos lugares de assento de maneira alternada nas fileiras de bancos, com isolamento físico dos assentos não disponíveis, respeitando-se um distanciamento linear de 2 metros entre as pessoas; disponibilizar na entrada do estabelecimento, sanitários e outros pontos estratégicos, lavatório com dispensador de sabonete líquido e papel toalha ou dispensador com álcool gel a 70%.

O documento assinado pela prefeita ressalta ainda que os templos precisam “Promover a limpeza das superfícies, de acordo com orientações sanitárias, após a celebração de cada evento; Os saneantes utilizados devem estar regularizados junto a ANVISA e o modo de uso deve seguir as instruções descritas nos rótulos dos produtos; - Nos cultos e missas em que ocorra a celebração da ceia ou comunhão, os elementos partilhados deverão estar pré-embalados para uso individual; - Priorização de atendimento individualizado com agendamento prévio”.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.