Prefeitura recolhe entulhos, distribui sacolões e material de limpeza para moradores do Raimundo Melo

No quarto dia dessa inesperada enxurrada que afetou centenas de famílias em Rio Branco, em diversos bairros, a Prefeitura de Rio Branco desde o primeiro momento está em ação.

Na tarde desse domingo (26), no Bairro Raimundo Melo, na Rua Edmundo Pinto, a prefeitura realizou um grande mutirão de limpeza recolhendo entulhos e distribuindo sacolões para as pessoas que estão sofrendo por conta da enchente.

O secretário municipal de Cuidados Com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira explicou que a gestão está atuando desde os primeiros dias nas ruas, trabalhando com todos os colaboradores e toda a estrutura da prefeitura está à disposição neste momento.

“Estamos aqui fazendo essa ação de limpeza e entrega de kits básicos, para que as pessoas possam se manter e fazer a limpeza das casas, sacolão, água potável e mineral. Estamos nos bairros fazendo tudo aquilo que está ao nosso alcance para levar mais conforto nesse momento.”

O presidente da Associação de Moradores do Raimundo Melo, Jefferson Alencar, comentou sobre a importância da prefeitura estar auxiliando às famílias nos bairros atingidos pelas enxurradas.

“Como morador a gente ficou de luto. Essa ação da prefeitura dando apoio com limpeza e alimentação, ameniza. A gente não parou em nenhum momento. A comunidade se uniu. O que ficou de lição mesmo foi a união da nossa comunidade. Agora só temos a agradecer a gestão por estar disponibilizando esta equipe.”

Dona Cláudia Mara, moradora do bairro, perdeu quase tudo em casa. Contudo reconhece e agradece à Prefeitura de Rio Branco pela atenção e carinho dispensados aos que, como ela, estão sofrendo com a cheia, que assola a capital acreana.

“É muito triste para todas as pessoas que estão passando por esse momento. A gente não esperava. Eu quero agradecer em especial ao prefeito, que não estava aqui no momento, mas o importante é que as secretarias se uniram a mando dele. Já recebi meu sacolão e o kit limpeza. Muito obrigado mesmo, de coração. Parabéns.”

 

[Prefeitura de Rio Branco]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.