Governo entrega obras do aeródromo de Porto Walter

Totalmente revitalizado e dentro dos padrões de funcionamento exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre), entregou nesta segunda-feira, 25, as obras de restauração do aeródromo do município de Porto Walter.  A entrega contou com a presença do governador, Gladson Cameli, do prefeito da cidade Sebastião Andrade, dos presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Junior e do deputado estadual Luiz Gonzaga, além de vereadores, secretários de Estado e da própria comunidade local, que fez questão de estar presente, recebendo a equipe de governo com fogos.

“Quem não mora em uma região isolada, não tem ideia da importância da aviação para quem nela habita. Significa a porta de acesso para saúde, economia, educação, segurança e desenvolvimento local. Quero agradecer a competência da nossa equipe, da parceria com o prefeito da cidade e com os deputados estaduais. Sem eles, nada disso seria possível. Nossa missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas e deixamos aqui registrada mais uma contribuição”, disse o governador Gladson Cameli. 

No total, foram investidos mais de 4 milhões em recursos próprios na adequação do cercamento, pista de pouso, sinalização horizontal e aplicação de micro revestimento asfáltico. O presidente do Departamento de Estradas e Rodagens, Petronio Antunes, lembrou do episódio que deixou a cidade isolada há 10 meses. “Lembro-me que recebemos uma carta da Anac suspendendo as atividades do aeródromo de Porto Walter e o governador determinou ao Deracre que fizesse esta restauração. Sabemos da importância desse aeródromo para a população e logo que chegou a carta de liberação da pista, o governador decidiu vir aqui dar a notícia pessoalmente”, destacou o presidente do Deracre.

Tida como cidade isolada, com aproximadamente 12 mil habitantes, o aeródromo cumpre um papel importante para a comunidade, que perpassa os limites de transporte e movimentação de passageiros. Contribui para o desenvolvimento econômico e social, conectando empresas e resultando num processo de crescimento do município, fomentando a criação de empregos.

O prefeito da cidade Sebastião Andrade, também destacou os feitos do governo quando a cidade ficou sem o aeródromo, mediante um período crítico de pandemia. “O governador assim que ficou sabendo da suspensão da pista, colocou o helicóptero do estado a disposição de Porto Walter, salvando vidas, enviando medicamentos e vacinas para a população. Hoje estamos comemorando a entrega oficial do aeródromo e estamos muito felizes com esse feito”, disse o prefeito. Em sua fala, o governador também confirmou a construção de uma pista de ciclismo para realização de atividade física e caminhada no município. Pedido feito durante o evento pelo representante da Câmara de Vereadores, Biliartes Silva.

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.