
Após sobrevoou ministros visitam alojamentos e anunciam liberação de R$ 1,4 milhão
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobrevoaram neste domingo as áreas atingidas pelo transbordamento de igarapés o Rio Acre, na região metropolitana de Rio Branco.
O que está acontecendo:
O rio Acre atingiu 16,31 metros neste sábado (25), causando transbordamentos. O nível da água subiu de 16,26 metros para 16,42 metros --a cota para transbordar é de 14 metros-- e a cheia atingiu 48 bairros na capital do Acre e em cidades vizinhas.
32 mil pessoas foram afetadas pela cheia. Cerca de 1.050 pessoas estão desabrigadas e 2.180 desalojadas. O governo estadual e a prefeitura mantêm abrigos em escolas públicas e prestam toda assistência às famílias.
governo federal afirmou que destinará R$ 1,43 milhão para ações de assistência humanitária em Rio Branco. Os municípios de Epitaciolândia, Assis Brasil e Brasiléia também estão entre os mais atingidos por enxurradas e enchentes de rios e igarapés.
Os ministros foram recebidos pelo governador Gladson Cameli e pelo prefeito Tião Bocalom. As autoridades fizeram um sobrevoo de helicóptero nas áreas afetadas pela enxurrada. A comitiva percorreu ainda ruas do bairro Conquista, uma das comunidades mais impactadas pela cheia repentina do Igarapé São Francisco. Centenas de famílias tiveram suas casas invadidas pelas águas. (Fonte: Uol)

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.

Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.

Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.