Longo quer fim das atas de registro de preço nas licitações de obras públicas

O deputado Pedro Longo (PDT) propôs nesta quarta-feira (24) uma audiência pública para o próximo dia 02 de junho com representantes do Governo do Acre e do setor empresarial para discutir as obras públicas executadas pelo Governo do Estado.

O parlamentar registrou seu posicionamento durante o evento solene em homenagem à FIEAC (Federação das Indústrias do Estado do Acre) que foi homenageada pela Mesa Diretora em alusão ao Dia da Indústria na ALEAC.

A Audiência que será realizado na Casa do Povo, tem como objetivo avaliar a situação das obras realizadas por meio de atas de registro de preço.

Autor da iniciativa, o deputado e vice-presidente da Aleac, Pedro Longo, afirma que o exagero das “caronas”, ou seja, a prática de empresas que já venceram uma licitação oferecerem seus serviços para outros órgãos públicos sem a necessidade de nova concorrência, dificultam a participação das empresas locais nas licitações.

Para debater esse assunto, o parlamentar propôs uma audiência pública no dia 02 de junho, na Assembleia Legislativa do Acre. O objetivo é discutir a situação e buscar soluções para que as empresas acreanas tenham mais chances de participar das licitações e concorrerem em igualdade de condições com outras empresas de outros estados.

Segundo o deputado, é importante valorizar o empresariado local e incentivar o crescimento econômico do estado. “Queremos discutir este tema com os empresários, a fim de garantir que as obras tanto de construção quanto de reforma sejam realizadas por meio de licitações, evitando a utilização de atas de registro de preço ou caronas que acabam beneficiando apenas algumas empresas. Isso dificulta a participação de empresas acreanas no processo e não garante a escolha da melhor proposta para a execução das obras”, afirmou o parlamentar.

 

[Ascom]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.