Defesa do empresariado acreano: Fecomércio-AC celebra 33 Anos de fortalecimento econômico

Fundada em 25 de maio de 1990, a Fecomércio-AC deu seus primeiros passos modestos na Rua José de Melo e, posteriormente, estabeleceu-se na Avenida Ceará, onde o emblemático Palácio do Comércio se encontra atualmente

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC) comemora o 33º aniversário de fundação em 25 de maio, reafirmando seu compromisso em fortalecer os interesses do empresariado local, impulsionar a economia e gerar emprego e renda.

Fundada em 25 de maio de 1990, a Fecomércio-AC deu seus primeiros passos modestos na Rua José de Melo e, posteriormente, estabeleceu-se na Avenida Ceará, onde o emblemático Palácio do Comércio se encontra atualmente. Segundo Leandro Domingos, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, a federação foi idealizada pelo empresário Itamar Soares de Azevedo, do ramo de autopeças, com o apoio de um grupo de empresários.

"Juntamente com esse grupo, Itamar foi um dos pilares na criação dos sindicatos, fundamentais para a constituição da entidade", afirmou Domingos, ressaltando que o principal objetivo da Fecomércio é orientar, coordenar, proteger, defender e representar as atividades e categorias econômicas do comércio no estado.

Domingos explica que a motivação para a criação da Federação do Comércio surgiu da ausência de uma entidade de grau superior no Acre, tornando-o o único estado da Amazônia desprovido de tal instituição e deixando o empresariado acreano desamparado em termos de representação e defesa de seus interesses.

"Atualmente, a Fecomércio é composta por 10 sindicatos filiados, sendo quatro deles baseados nos municípios de Brasiléia, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Feijó. Os demais sindicatos têm seus representantes na capital, e seu papel principal é o contato direto com os empresários, ouvindo o setor, analisando necessidades, mobilizando e estimulando novas iniciativas", explicou o presidente.

Leandro ressalta o crescimento significativo da entidade nos últimos anos, destacando sua importância na busca por soluções para os problemas nacionais. "Vale lembrar que a Fecomércio/AC se sustenta com recursos provenientes das contribuições dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, além de possuir uma história marcada por lutas, sempre lideradas por presidentes que priorizaram e continuam priorizando o desenvolvimento do comércio acreano e, consequentemente, da economia do estado", complementou.

Expansão

Embora tenha iniciado suas atividades em 1990, foi a partir de 1998 que ocorreram grandes transformações na infraestrutura física da Fecomércio-AC. Foi nesse ano que o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC passou a ser administrado localmente, incluindo empresários do setor sindical em sua composição.

Nesse período, tanto o Sesc quanto o Senac no Acre deixaram de ser delegacias regionais e passaram a ser administrações regionais. Desde então, a infraestrutura do Sistema Fecomércio/AC tem se expandido.

Com total apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Sistema Fecomércio/AC alcançou recentemente uma conquista significativa: a inauguração do Centro de Turismo e Lazer do Sesc em Cruzeiro do Sul, em 2017, seguida pela entrega do Senac Cruzeiro do Sul em 2019.

Serviços e Produtos

No Acre, a Fecomércio é responsável pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), que realiza pesquisas periódicas sobre o comércio e a economia local.

Além disso, a entidade possui o Siep, Programa de Estágios do Sistema Fecomércio/AC, cujo objetivo principal é auxiliar na inserção de pessoas no mercado de trabalho.

Outro importante produto da Fecomércio-AC é o ComércioMais, uma rede de convênios com empresas que buscam oferecer benefícios, como descontos, aos portadores de carteirinha, contribuindo para movimentar o comércio local.

Sesc e Senac

Domingos destacou também o desempenho do Sistema Fecomércio/AC nas duas instituições por ele administradas. "O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), que compõem o Sistema Fecomércio, têm proporcionado serviços e assistência de extrema importância à comunidade acreana, além de oferecer um atendimento de excelência voltado para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo", explicou.

O presidente aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho desenvolvido por todos os funcionários. "A existência da Fecomércio/AC é resultado do esforço coletivo de muitas pessoas, muitas mãos que contribuem para o nosso progresso contínuo. Parabéns a todos, e que possamos continuar nosso trabalho por muitos anos", concluiu.

 

[Ascom]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.