Estado e Prefeitura de Rio Branco realizam o Carnaval da Família na Arena da Floresta

Com um plano de caráter preventivo e alternativo, os coordenadores do Carnaval da Família decidiram reavaliar o local, devido às chuvas intensas durante o mês de fevereiro. A intenção é assegurar um ambiente adequado e seguro para todos os foliões. Com isso, a reunião realizada na Casa Civil, nesta terça-feira, 24, estabeleceu que a festa dos foliões será promovida na Arena da Floresta, em Rio Branco.

“Sabendo que 73% das inundações e transbordamentos acontecem durante fevereiro e março. A Defesa Civil e os órgãos de controle decidiram alterar o local do Carnaval da Família 2023, já que a festa carnavalesca está prevista para o mês em que há um alto risco de alagações”, disse o coronel da Defesa Civil do Estado, Cláudio Falcão.

Para a Prefeitura de Rio Branco e Estado a mudança de local é uma ação de cuidado, zelo e proteção com todos que desejam festejar e participar de uma comemoração que já não era realizada há dois anos.

O titular da pasta de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur), Assurbanipal Mesquita, declarou: “Continuamos trabalhando no planejamento com a comissão do Carnaval da Família para que todos os acreanos possam ter diversão, segurança e paz na Arena da Floresta”.

A Defesa Civil do Estado e Município orientou os órgãos governamentais acerca dos históricos de chuvas intensas no período de fevereiro, inclusive, com a possibilidade de inundações durante o mês.

“De acordo com isso, todos os representantes e coordenadores viram a necessidade da mudança do local do Carnaval para a Arena da Floresta”, destacou o coronel da Defesa Civil do município, Carlos Batista.

Na ocasião, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre, Charles Santos afirmou: “Nós estaremos presentes na Arena da Floresta com a Polícia Militar sob a coordenação do coronel Luciano Dias, com a finalidade de assegurar um circuito de monitoramento e segurança para a população aproveitar a festa”.

As instituições estão empenhadas em proporcionar um ambiente tranquilo e alegre para que as famílias apreciem as bandas, atividades culturais e os cinco dias de carnaval.

Estiveram presentes na reunião os organizadores do evento, Dudé Lima e Júlio César, assim como o secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni, o  chefe da Casa Civil na Prefeitura, Valtim José da Silva, coordenadores do evento da Fundação Elias Mansour, como o diretor administrativo, Sergio Siqueira, e demais gestores da pasta de Segurança Pública, Departamento de Trânsito e Secretaria de Comunicação.

 

[Agência de Noticias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.