Educação do Estado realiza evento em alusão ao Novembro Azul

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 23, um evento em alusão ao Novembro Azul com diversas atividades destinadas ao público masculino.

A ação é uma iniciativa do Departamento de Pessoas e da Divisão de Qualidade de Vida da SEE, em parceria com o Núcleo de Saúde Escolar, com o objetivo de conscientizar os homens, de forma clara e cautelosa, sobre os cuidados com a saúde, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, bem como a adoção de hábitos saudáveis.

Os servidores da SEE foram contemplados com os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, cuidados com a pele, ventosaterapia, cone chinês, auriculoterapiamassagem, além da sensibilização.

“Nosso propósito é trazer qualidade de vida para os homens também, para eles conhecerem as novas práticas integrativas e complementares (Pics). Infelizmente, dessa vez não foi possível oferecer atendimento médico, mas eles puderam participar dos outros serviços que ainda são novidade para o universo masculino”, explicou Jaqueline Guimarães, chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da SEE.

Jacqueline sugere, ainda, que os homens criem a cultura de se cuidar mais, pois precisam também de um momento de pausa e de atos que melhorem a qualidade de vida.

“Aproveitei para aferir minha pressão, fiz teste de glicemia e como estava com muita dor na coluna, aproveitei para fazer massagem também. Trabalho muito bom. Nunca tiro um tempo para me cuidar e hoje aproveitei a oportunidade”, comentou o servidor do Departamento de Manutenção da SEE, Elenildo Andrade.

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.