Com vírus da Covid, Influenza e VSR em circulação no AC, Saúde faz alerta e reforça importância da vacinação

Com o aumento de casos de Covid-19 e infecções pela Influenza e o vírus VSR, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre(Sesacre) faz um alerta à população que se vacine e reforce os cuidados com relação às medidas sanitárias.

O coordenação da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Edvan Meneses, explicou que há a confirmação dessa tria viral em circulação no Acre e que os três vírus causam infecções respiratórias ou as Síndromes Respiratórias Agudas Graves. Ele afirmou ainda que todas causam a Síndrome Gripal e em algumas pessoas as doenças podem evoluir para um quadro mais grave.

"A preocupação é que existe a possibilidade de que algumas pessoas adquiram os três vírus ou dois vírus ao mesmo tempo. Porque eles estão em circulação e é por isso que enfatizamos a importância das medidas sanitárias e a importância do uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomeração", alertou.

Ele disse ainda que é importante que as pessoas busquem a imunização. Há vacinas contra a influenza e a covid-19, mas ainda não existe imunizante para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Meneses reforçou ainda que as estratégias para evitar a propagação da Covid são as mesmas dos demais vírus, uso de máscaras e o distanciamento social.

"Temos agora a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes hospitalares e a vacinação. Temos a vacina para dois dos três vírus, temos a vacina contra a Covid e contra a influenza. Precisamos que as pessoas se vacinem para que adquiram imunidade a partir da vacinação para que os sintomas dessas doenças diminuam e que as pessoas não evoluam para casos graves das doenças", complementou.

Covid no Acre

O Acre voltou a registrar aumento nos casos de Covid-19. O estado havia apresentado uma queda significativa no número de casos positivos e de mortes pela doença nos últimos meses.

Os boletins Covid voltaram a ser publicados diariamente desde à última quinta (17). Acre registrou 171 novos casos de Covid-19 nesta quarta (23), de acordo com o boletim divulgado pela Sesacre. Ao todo, há 153.137 infectados pela doença desde o início da pandemia. Já o número de mortos permanece em 2.029 e não houve novos registros.

Após o aumento no número de casos de Covid no estado e o avanço da nova variante Ômicron (BQ.1) no país, a Sesacre voltou a recomendar que a população use máscaras em ambientes fechados ou com aglomeração. A orientação foi divulgada nesta segunda (21), durante entrevista coletiva com representantes da pasta.

 

[G1]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.