Mestre Moreno explica como a Capoeira consegue inclusão social e afastar jovens das drogas na periferia

Da Redação

Representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira, a capoeira tem sido usada como forma de inclusão social, evitando que milhares de jovens caiam no mundo das drogas na periferia de Rio Branco. A avalição foi feita ontem pelo Mestre Moreno, líder do Mameluco Capoeira, um dos mais antigo do Acre. Ele foi entrevistado pelo jornalista Antonio Muniz, no programa RB Notícias, ao vivo, na TV Rio Branco-SBT. 

“Nosso grupo foi fundado, em 2003, na sede da Associação de Moradores do Conjunto Bela. Em 2006, mudamos para o bairro Belo jardim II, no Segundo Distrito de Rio Branco”, afirmou o mestre Moreno. O grupo existe, portanto, há exatos 18 anos. Segundo ele, o mestre Moreno, a capoeira caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.

Mestre Moreno estava acompanhado dos mestres Ramos, acreano de Rio Branco, que mora em Pimenta Bueno, interior de Rondônia há quase 30 anos, e o Limãozinho, um baiano de Salvador, que mora em São Paulo há alguns anos. Os dois vieram a Rio Branco prestigiar o 18º Festival Mameluco de Capoeira, onde mais de 60 pessoas, incluindo crianças, jovens e pessoas idosas receberam a primeira corda.

Também houve formaturas. Pombo e Macob foram promovidos e agora são mestres. Pombo é da capital e Macob, de Brasileia. Chakal e Ratinho foram promovidos a contramestre. Tucano, de Xapuri e Baxim, de Rio Branco, foram formados como professores.     

Significado

Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil, já que o Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico durante o século XVI, quando Portugal enviou escravos para a América do Sul, oriundos da África Ocidental.

A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário. O berimbau, principal instrumento que proporciona o som característico, é construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça. 

A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista. Na roda de capoeira o praticante manifesta seu conhecimento e desenvolvimento sobre a atividade. A capoeira desenvolveu-se principalmente na Bahia e difundiu-se por vários estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

Disputa

A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário. O berimbau, principal instrumento que proporciona o som característico, é construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça. A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.