Decreto autoriza a realização de reuniões em templos e igrejas em Brasileia

Por Wanglézio Braga

A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT) decretou a autorização para que igrejas realizem cultos, reuniões, missas no município. O documento foi publicado na edição de hoje (24) do Diário Oficial do Estado (DOE). No entanto, os templos bem como organizações religiosas terão que cumprir algumas exigências.

Fernanda autorizou a aberturas dos eventos religiosos somente aos domingos. Cada templo funcionará com apelas 30% de sua capacidade. O publico deverá lavar as mãos em pias com sabão líquido, as igrejas devem dispor de papel toalhas, álcool 70% na entrada dos templos.

“Deverá ser implementado cadeiras individuais e/ou bancos com distanciamento mínimo de 1 metro; A higienização das cadeiras e banheiros deverá ser realizada com desinfecção completa das superfícies com álcool a 70º ou sanitizantes de 40, além de limpeza de rotina antes e após o evento religioso”, acrescentou o documento.

As exigências continuam. “Todos os presentes no evento deverão utilizar equipamento de proteção individual, caracterizado no mínimo com máscaras; Fica proibido a entrada de pessoas que encontram- -se no grupo de risco, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Fica inalterado a proibição de aglomeração para outros fins”, concluiu Fernanda.

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Acre (SESACRE), o município de Brasileia possui 267 casos positivos, 795 notificados, 465 descartados e seis óbitos.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.