Fala do deputado Adailton Cruz é cortada em Conferência Estadual de Saúde

O deputado Adailton Cruz, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (23) representou a instituição na Conferência Estadual de Saúde, um evento de extrema importância para a definição do futuro do setor nos próximos quatro anos. Apesar de enfrentar obstáculos, o parlamentar demonstrou seu compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com os trabalhadores da área.

O deputado Adailton Cruz, reconhecido por sua trajetória como defensor do SUS e dos trabalhadores da saúde, recebeu a missão de representar a Assembleia Legislativa na conferência. O presidente da casa, deputado Luiz Gonzaga, afirmou que Adailton era a pessoa ideal para esse papel, destacando sua dedicação à causa e seu conhecimento sobre o sistema.

Animado com a oportunidade de participar de um evento tão significativo para sua área de atuação e para a vida dos cidadãos, Adailton aceitou prontamente o convite. A conferência contou com a presença de caravanas vindas de todas as regiões do estado, reunindo gestores, usuários e trabalhadores da saúde, todos comprometidos em discutir e mapear o futuro do setor.

No entanto, o deputado lamentou o fato de a Comissão Organizadora do Conselho Estadual de Saúde ter cortado sua fala, não permitindo que ele transmitisse sua mensagem de apoio, agradecimento e pontos considerados essenciais para a saúde nos próximos anos. Esse episódio, segundo Adailton Cruz, representa um desrespeito não apenas à sua pessoa, mas também àqueles que ele representa e defende.

Apesar do contratempo, o deputado demonstrou determinação em continuar sua luta em prol do SUS, dos pacientes e dos trabalhadores da saúde. Para ele, o impedimento fortalece sua energia e convicção na defesa dessas importantes causas sociais.

Adailton Cruz ressaltou que o desrespeito ocorreu não somente em relação a ele, mas também ao próprio controle social. Ele acredita e torce para que a nona Conferência Estadual de Saúde seja um espaço de entendimento e construção assertiva para a saúde, considerando os desafios enfrentados por esse setor fundamental.

Com uma postura firme e determinada, o deputado Adailton Cruz reafirma seu compromisso em defender o SUS e os trabalhadores da saúde, buscando sempre melhores condições e avanços para a área. Seu empenho e dedicação continuam sendo fundamentais para garantir um sistema de saúde público e acessível a todos os cidadãos, bem como para valorizar os profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado da população.

O deputado encerra sua fala enviando um grande abraço a todos, evidenciando sua gratidão pelo apoio e sua disposição em seguir na defesa dos direitos e melhorias para a saúde.

 

[Ascom]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.