Governo contrata nova balsa e garante transporte em Xapuri

Preocupado com a manutenção do serviço que garante a travessia do Rio Acre no município de Xapuri, o governador Gladson Cameli contratou nesta quarta-feira, 22, o serviço de uma nova balsa. A medida deve beneficiar principalmente os moradores do bairro Sibéria. Grande, segura e com capacidade para transportar veículos pesados, a nova balsa vai substituir a antiga embarcação que está sendo revitalizada.

Com pouco mais de 16 mil habitantes, a balsa  é atualmente o único meio de transporte que garante a ligação do centro de Xapuri ao Bairro Sibéria e comunidades. Ao todo, aproximadamente 12% dos moradores vivem nessa região mais isolada e precisam do transporte.

Para avaliar a viabilidade técnica do uso do trasporte de veículos naquela região, uma equipe do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) passou o dia realizando testes e preparando o local para embarque e desembarque de veículos.

“Nós tínhamos até hoje uma pequena balsa que foi colocada provisoriamente para assegurar a travessia dos moradores, mas precisávamos de uma que suportasse veículos pesados, então trouxemos uma de Santa Rosa. É a maior já existente na região e por conta disso precisávamos garantir a segurança, preparando o trecho relativamente estreito para a perfeita execução do serviço”, destacou o presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Ytalo Cezar.

Dados coletados por operadores da antiga embarcação do Estado estimam que pelo menos mil pedestres e mais de 500 veículos atravessam o Rio Acre diariamente. “O fluxo aqui é muito grande e essa solução que o governo trouxe vai resolver o problema de travessia até a recuperação da antiga balsa. Nós estávamos passando por um período de perigo. O governador atendeu nosso pedido e está fazendo um ótimo trabalho”, disse o operador Eried Soares.

O serviço do Deracre foi acompanhado de perto por vereadores e deputados do município que também têm colaborado para a manutenção do serviço, com a destinação de emendas. “Desde que a balsa que tínhamos deu problemas, nós estávamos acompanhando em busca de soluções. A travessia não para, temos muitos produtores e moradores que precisam do serviço. O governo tem cumprido seu papel e está aqui prestando contas com a população, botando uma balsa melhor pra rodar”, externou o deputado Estadual Antônio Pedro.

Construção da ponte

No final do mês de março, às vésperas de completar 114 anos de fundação, o governador Gladson Cameli foi até a cidade histórica para dar a notícia sobre a construção da ponte que vai definitivamente resolver os problemas da população xapuriense.

A ponte é um sonho antigo e os moradores estão entusiasmados com a promessa. “Moro aqui há 5 anos e pra gente que trabalha do outro lado, a balsa nos atrasa bastante. Precisamos sair mais cedo de casa e ainda chegamos atrasado. A construção da ponte vai melhorar 100%, não só pra mim, mas pra todo mundo, e tenho fé em Deus que vai dar certo”, disse o trabalhador Fernando Bezerra.

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.