Água para Todos chega às terras indígenas do Juruá, Feijó e Tarauacá

As aldeias Puyanawa, Samaúma, Shanenawa e Aldeia Colônia 27 são as próximas beneficiadas com ações do programa Água para Todos, executado pelo governo do Acre, que visa levar saneamento básico integrado para comunidades de todo o estado com investimentos de R$ 2,907 milhões.

Neste sábado, 22, o governador Tião Viana e o diretor-presidente do Departamento de Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, assinam a ordem de serviço para o início das obras nas comunidades. O ato será em Mâncio Lima, no Vale do Juruá.

“Nesta etapa do programa estaremos dando a ordem de serviço que beneficiará 185 famílias em quatro comunidades indígenas. É um passo importante para melhoria das condições de saúde da comunidade. As famílias serão beneficiadas com poço, reservatórios e rede até suas residências”, afirmou Magalhães.

Mais dignidade e qualidade de vida

O assessor especial Indígena do Estado, Zezinho Kaxinawá, destaca que, mesmo sendo atribuição do governo federal, o governo estadual toma a iniciativa de incluir em seu cronograma de atividades.

“O governador Tião Viana, como gestor e médico, faz isso por reconhecer a importância de levar saneamento básico para todos, em todos os lugares, incluindo as terras indígenas”, pontua Kaxinawá.

As áreas beneficiadas com o Água para Todos, nesta etapa, localizam-se nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá. O programa já atendeu comunidades de Senador Guiomard, Xapuri, Brasileia e Cruzeiro do Sul.

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.