Nível do Rio Acre sobe quase cinco metros e ultrapassa cota de transbordo em Rio Branco

O nível do Rio Acre, em Rio Branco, subiu quase cinco metros após a forte chuva que atingiu a cidade nesta quinta-feira (23). Na medição feita à noite, o rio marcava 14,65 metros, acima da cota de transbordo, que é de 14 metros. Pela manhã, o nível era de 9,76 metros.

Os estragos deixados pela chuva foram muitos. Pelos menos 20 bairros atingidos, vários pontos de alagamento, rompimento de trecho na BR-364 estão entre os prejuízos. No bairro da Paz, um dos mais atingidos a água invadiu as casas e os moradores precisaram ser retirados. A Defesa Civil ainda contabiliza os números.

Segundo a assessoria da prefeitura, na noite desta quinta, uma reunião foi feita no gabinete de crise para alinhar as ações e envolver as secretarias no atendimento às famílias atingidas.

"O prefeito Tião Bocalom já se encontra em Manaus, onde se encontra nesta sexta-feira (24) com o ministro de Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin para que recursos sejam liberados imediatamente. Fora isso, o prefeito colocará R$ 5 milhões em recursos próprios da prefeitura para o que for necessário", informou.A chuva começou na madrugada. Segundo a Defesa Civil do município choveu um acumulado de 172 milímetros, o que representa mais de 50% de todo o esperado para março, que é de 270,1 milímetros..

Pontos interditados

Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit-AC) da PRF-AC, há, pelo menos, quatro pontos de interdição na BR-364.

  • km 102, entre Rio Branco a Porto Velho, está totalmente interditado devido a erosão na rodovia.
  • km 152 está parcialmente interditado. Uma erosão danificou a pista e as equipes do Dnit já sinalizaram o local
  • km 140, no perímetro urbano de Rio Branco, o tráfego está interditado devido ao volume de água na pista
  • km 159 - interdição parcial devido ao volume de água na pista

Alerta de temporal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para todas as cidades do Acre. O aviso é válido até às 10h desta quinta-feira (23).

A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

[G1]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.