Mais de 22 mil moradores de Rio Branco estão atingidos pelas águas de igarapés e do Rio Acre que transbordaram após forte chuva nesta sexta-feira (24), segundo dados da Defesa Civil Municipal. A prefeitura montou nove abrigos em escolas para receber as famílias desabrigadas e trabalha para abrir mais dez. Há pessoas desabrigadas pelas ruas.
Os estragos deixados pela chuva são muitos. Vários pontos de alagamento, rompimento de trecho na BR-364 estão entre os prejuízos. São cerca de cinco mil famílias de 27 bairros de Rio Branco atingidas. Além disso, pelo menos, 15 comunidades rurais da capital foram afetadas.Nos nove abrigos há, pelo menos, 60 famílias, com 270 pessoas. Já entre desalojadas, ou seja, que foram removidas de locais alagados e levadas para casas de parentes, a Defesa Civil calcula que passam das 600 famílias.
A chuva começou na madrugada dessa quinta-feira (24) e até às 6h desta sexta, segundo a Defesa Civil do município, já choveu um acumulado de 187,2 milímetros, o que representa mais de 90% de todo o esperado para março, que é de 270,1 milímetros.
Com o volume de chuva, além dos igarapés, o Rio Acre subiu mais de seis metros. Na medição feita às 6h desta sexta, o manancial marcou 15,80 metros, acima da cota de transbordo, que é de 14 metros. E no mesmo horário na quinta ele estava com 9,76 metros.
"Estamos trabalhando com esse número de 22 mil pessoas atingidas, entre desabrigados e desalojados
Pontos interditados
Segundo informações do Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), há, pelo menos, quatro pontos de interdição na BR-364.
- km 102, entre Rio Branco a Porto Velho, está totalmente interditado devido a erosão na rodovia.
- km 152, entre o aeroporto e o Bujari, está parcialmente interditado. Uma erosão danificou a pista e as equipes do Dnit já sinalizaram o local
- Km 143 - está totalmente interditado - depois da rotatória da penal
Alerta de temporal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para todas as cidades do Acre. O aviso é válido até às 10h desta sexta-feira (24).
A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
[G1]