Vacina da Oxford/AstraZenica já está em solo acreano

Por Márcio Nunes

A vacina Oxford/AstraZenica já se encontra no Acre e foi recebida por volta do meio dia pelo governador Gladson Cameli. Ancioso pela chegada de mais um lote do imunizante contra no novo Coronavírus, Cameli se mostrava feliz e ao mesmo tempo pedia a população para redobrar os cuidados. Segundo o governador, mesmo com o inicio da vacinação, ninguém pode baixar a guarda, ele pedia novamente a população para manter todos os cuidados contra a infecção da Covid-19.

Ainda no aeroporto, Gladson Cameli anunciou viagem ao estado de São Paulo na manhã desta segunda-feira, 25, para buscar outro lote da vacina chinesa CoronaVac. A vacina que desembarcou hoje no Acre, foi distribuída pela Fiocruz e devera imunizar cerca de 5 mil profissionais da saúde.

Com a chegada da vacina contra Covid-19 da Índia, fornecida pela indústria Astrazeneca, o Estado do Acre será contemplado com 5.080 doses, que serão distribuídas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e destinadas aos trabalhadores da Saúde, o que representa mais 27% desse público-alvo que passa a ser contemplados com a primeira dose, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).

“Este é um marco histórico em nosso país, uma mobilização nacional e internacional com o objetivo maior, que é o de salvar vidas. As vacinas estão chegando para imunizar nossa população, por isso destaco o trabalho conjunto e a importância de vacinar os públicos prioritários e sequencialmente todos acreanos”, destaca Gladson Cameli.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.