Nível do Rio Acre sobe quase 2 metros após muita chuva na capital

 

Por Márcio Nunes

Choveu muito nos últimos dois dias no estado do Acre, com isso, o nívem do Rio Acre chegou a subir quase dois metros, deixando assim a defeci civil em estado de alerta. Só nas últimas 24 horas foram mais de 70 milímetros registrados na capital acreana. Alguma famílias já foram atingodas pelas águas do Rio Acre e a defesa civil está monitorando a situação.

Da última terça-feira, 19, ate´a manhã de ontem, o Rio Acre chegou a 8,96 na. Com o acumulado de chuvas de quase 100 milímetros nos últimos dois dias, a medição realizada às 6 horas da manhã deste domingo, 24, mostra o nível do Rio Acre com 10,80 metros, o que preocupa e muito a defesa civil municipal.

A cota de alerta é de 13,50 metros na capital acreana, com a tendência de muita chuva para os próximos dias, alguns bairros que tradicionalmente são atingidos pelas águas, passaram a ser monitorados diariamente.

 Major Falcão, coordenador da defesa civil em Rio Branco, se diz preocupado, visto que a tendência é de muita chuva para os próximos dias. “Estamos monitorando esse aumento que já era esperado pela quantidade de chuvas das últimas 48 horas. A tendência é de aumento do nível para os próximos dias, já que vem muita chuva por aí. Esperamos não precisar, mas em caso de enchente estamos prontos para agir e garantir o atendimento à população.”


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.