Governador anuncia antecipação do pagamento dos servidores ativos e inativos para sexta-feira

Antonio Muniz

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), mandou a Secretaria do Tesouro Estadual, órgão da Sefaz, antecipar o pagamento dos servidores do Estado. Ao invés de semana que vem, os funcionários receberão seus salários na próxima sexta-feira, 26. A notícia vem em boa hora, uma vez que, além da Black Friday, na sexta, no dia seguinte, sábado, tem a final da Libertadores da América, entre Flamengo e Palmeiras, às 15h, aqui, na TV Rio Branco-SBT. Ao confirmar a antecipação salarial, o governador Gladson Cameli também anunciou abono salarial aos professores e demais servidores da Educação nesse final de ano. Contente com o saneamento financeiro do Estado, o governador ainda anunciará, antes do final do ano, aumento real no salário dos servidores estaduais. No total, serão beneficiados com a antecipação mais de 32.610 servidores ativos e mais de 16 mil entre pensionistas e aposentados. São mais de R$ 280 milhões para a folha de pagamento do mês de novembro, que ajudarão a girar a roda da economia acreana. PESQUISAS Uma pesquisa do Instituto Fecomercio revela que mais dos 80% dos comerciantes está otimista e acreditando que as vendas vão aumentar agora no período de black Fridey e também com a chegada do Natal e Ano Novo. A maioria dos entrevistados faz parte do comércio de vestuário. Além disso, também fizeram parte outros segmentos como o de farmácias, peças de veículos e moveis e eletrodomésticos, entre outros. Além da expectativa positiva para o restante do ano, a pesquisa aponta que 30% reconheceu uma melhora no volume de vendas no primeiro semestre, e outros 53% viram os primeiros seis meses como regular. Ao mesmo tempo, outra pesquisa, esta do IBGE, mostra que mais de 80% dos consumidores consultados estão dispostos a irem as compras e gastarem mais do que gastaram ano passado, sobretudo no que se refere a compra de calçados, confecções e eletroeletrônicos. Mesmo com todas questões econômicas ainda oriundas da pandemia, 59% da população de Rio Branco acredita que vai ter gastos maiores para a data se comparado com o ano passado. Outros 13% dizem que não recordam de valores e outros 20% dizem que devem gastar valores iguais.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.