Prefeito do interior prorroga adicional de insalubridade aos trabalhadores da Saúde

Por Wanglézio Braga

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o decreto do poder público municipal de Porto Acre que prorroga o pagamento adicional de insalubridade de 40% a todos os servidores que estejam diretamente no enfrentamento da pandemia de Covid-19. O documento assinado pelo atual prefeito, Benedito Damasceno, prorroga por mais 30 dias o benefício aos trabalhadores.

Para resguardar o direito, o decreto considerou a Lei Orgânica do município e justificou que “ainda persiste a necessidade do Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, e que os profissionais continuam atuando-nos mesmos desafios em virtude da Pandemia”.

“Persiste neste pagamento a natureza de medida excepcional e temporária de enfrentamento ao estado de calamidade pública, e se estende a todo servidor da área de saúde que trabalhe em alguma frente de enfrentamento à Covid-19”, diz trecho do documento.  


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.