Centro de Controle Oncológico busca mais de dois mil pacientes que não retiraram resultados de exames

O Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), referência no estado, vem enfrentado um grande desafio. Desde 2019, a unidade acumula mais de dois mil exames que aguardam retirada por parte dos pacientes.

A direção do órgão iniciou, neste mês, uma campanha para que essas mais de duas mil mulheres busquem seus resultados.

Segundo a gerente de assistência do centro, Carina Hechenberger, a falta de atualização no número telefônico tem sido o maior impedimento para que a unidade consiga entrar em contato com as pacientes.

“Infelizmente existe essa cultura de mudar de contato e não atualizar o cadastro, e quando tentamos contatar a paciente não conseguimos”, revela.

Além disso, muitas mulheres que estão aguardando para ser chamadas para a realização do procedimento cirúrgico também estão na mesma situação.

“Hoje, com o mutirão de cirurgias, estamos tendo esse problema, quando tentamos entrar em contato com as pacientes que estão na lista aguardando a vez para realizar o procedimento operatório”, destaca a gerente.

O Cecon orienta as pacientes que aguardam ser chamadas para realizar exames ou receber resultados a se dirigirem ao centro para atualizar o cadastro.

Para isso basta que compareçam ao local com o protocolo de atendimento. Caso tenha sido extraviado, deve levar um documento de identificação, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

 

[Agência do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.