Acre aplica 4ª dose da vacina contra covid-19 em pessoas acima de 40 anos

O governo do Acre, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), deu início nesta quarta-feira, 22, em todo o estado, à aplicação da quarta dose contra a covid-19 em pessoas acima de 40 anos. Em Rio Branco, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) oferece suporte às ações na Cidade do Povo.

Estão aptas a receber a segunda dose de reforço pessoas que tomaram a 3ª dose há pelo menos quatro meses, considerando que a partir desse período o imunizante vai perdendo a eficácia no organismo. Obedecendo esses critérios, o PNI espera vacinar cerca de 215 mil acreanos.

Locais de vacinação

Estão disponíveis na rede os imunizantes AstraZeneca/Fiocruz e Janssen. Cada município define os locais de referência para o fornecimento das vacinas. Na capital, os cidadãos podem se dirigir às unidades de referência em atenção primária (Uraps) a seguir:

– Urap Eduardo Assmar

– Urap Rosangela Pimentel

– Urap São Francisco

– Urap Hidalgo de Lima

– Urap Ary Rodrigues

– Urap Bacurau

– Policlínica Barral y Barral

– Urap Claudia Vitorino

– Urap Maria Barroso

– Urap Roney Meireles

– Urap Vila Ivonete (dose de reforço Janssen + de 2 meses)

A população interessada deve se dirigir aos locais de vacinação portando os documentos RG e CPF, ou RG e cartão do SUS.

Dia D de vacinação

Apesar de a pandemia de covid-19 não ter acabado, a cobertura vacinal contra a doença tem alcançado um percentual cada vez menor. Dados do PNI no Acre demonstram que apenas 3% do público-alvo (população acima de 50 anos e trabalhadores da Saúde) tomaram a 2º dose de reforço, por exemplo.

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.