Prefeitura de Rio Branco presta assistência às famílias atingidas pela chuva desta quinta-feira

Após o grande volume de chuvas desde a madrugada desta quinta-feira (23) em Rio Branco, a prefeitura, por meio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, presta assistência às famílias que tiveram suas residências atingidas pela chuva.

De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, 20 ocorrências foram atendidas e dez bairros atingidos. “A partir de uma hora da manhã desta quinta-feira (23) até o presente momento as chuvas estão intensas e não cessaram. Nós estamos entre 145 a 150 milímetros de chuva, o que equivale a cada hora chovida a dois dias do mês de março.

Nesse momento podemos dizer que já choveu o equivalente a 18 e 20 dias do que é esperado para todo o mês”, alerta o tenente-coronel. A Defesa Civil emitiu alerta amarelo, pois a previsão para os próximos três dias é de 50 milímetros de chuva por dia, o equivalente a todo o mês de março, o que acarretará aumento dos níveis de igarapés, córregos, sistemas de drenagem, atingindo cada vez mais famílias.

A equipe da Defesa Civil já esteve nos bairros Placas, Calafate, Belo Jardim II, da Paz e Hélio Melo. Uma equipe da SMCCI está auxiliando com a remoção das famílias e levando para a Escola àlvaro Rocha.

“A situação pode evoluir e precisar de mais apoio de todas as secretarias municipais para fazer frente a esse momento de dificuldade que passamos”, enfatiza Falcão. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está responsável pela montagem dos abrigos e o suporte necessário após a remoção das famílias. “Dar agora a acolhida, o abrigo que nós já montamos e a retirada deles. A gente vai continuar dando todo o suporte no local que é o abrigo”, explica Sandra Maria, gerente do Departamento de Gerência dos Cras. [Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.