Pronto-Socorro de Rio Branco realiza 1ª cirurgia ortopédica em coluna

Com as readequações estruturais implementadas no Pronto-Socorro de Rio Branco, a unidade de urgência e emergência que já completou 65 anos de fundação, comemora a realização da 1ª cirurgia ortopédica na especialidade de coluna realizada neste sábado, 20, na Unidade Hospitalar. Anteriormente, os pacientes que precisavam passar por cirurgias ortopédica de alta complexidade eram encaminhados para a Fundação Hospital do Acre (Fundhacre).

Os pacientes que estavam aguardando para o procedimento cirúrgico sofreram traumatismo raquimedular (TRM), isto é, uma lesão que ocorre em qualquer região da medula espinhal. No total, são 5 pacientes que passaram por intervenção cirúrgica na coluna. “Com o apoio do governo do Estado e da secretária de saúde, Paula Mariano, estamos avançando nos procedimentos cirúrgicos no Pronto-Socorro. Além disso, contamos com a participação ímpar da equipe médica do ortopedista André Nunes, que agrega profissionais qualificados para atender a população acreana”, disse Luciana Assis, diretora técnica do Pronto-Socorro.

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.