Estado realiza ação de vacinação no Via Verde Shopping nesta sexta-feira

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza nesta sexta-feira, 22, uma ação de vacinação nas dependências da Faculdade Unama, localizada no Via Verde Shopping, em Rio Branco, das 14h às 19h.  Serão disponibilizadas durante a ação vacinas contra a Covid-19 para o público maior de 12. Lembrando que menores de idade devem estar acompanhados de responsável. Além disso, também será ofertado imunizante contra a influenza para o público em geral.

Serão aplicadas primeiras, segundas e terceira dose contra a Covid-19. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação para quem for em busca da segunda ou da dose de reforço. 

A ação é uma parceria do governo do Acre com o Via Verde Shopping e a Faculdade Unama. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre, Renata Quiles, enfatiza que a mobilização é em razão da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. “É o mês do autocuidado da mulher, da saúde da mulher. Então, convidamos que você, mulher, leve a sua família para se vacinar e aproveita a programação alusiva ao Outubro Rosa”, destacou Renata Quiles.

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.