Acre tem cerca de 28 mil pessoas entre 40 e 49 anos aptas para a segunda dose de reforço

Moradores do Acre com 40 anos ou mais e que já tomaram a dose de reforço há pelo menos quatro meses podem atualizar o cartão de vacinação com a segunda dose de reforço. No estado, 27.995 pessoas dentro desse grupo estão aptas a receber uma nova aplicação da vacina contra a Covid-19. A medida vale para quem se imunizou com Coronavac, Pfizer e AstraZeneca no esquema inicial.

Para os vacinados com Janssen no esquema primário, serão três doses para quem tem a partir dos 18 até os 39 anos, e quatro doses para pessoas a partir dos 40 anos. No estado, 28.662 habitantes iniciaram a vacinação com a dose única.

O Acre recebeu do Ministério da Saúde 1.822.020 doses de vacina contra a Covid-19. Até o momento, foram aplicadas mais de 1,4 milhões de doses. A pasta reforça a importância de concluir o esquema primário com as duas doses e todas as doses de reforço, a fim de garantir a proteção adequada contra o vírus.

[Fonte: Min. da Saúde]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.