Advogados responsáveis pela defesa dos alunos do curso de medicina da Ufac comentam sobre a decisão do juiz federal de reconhecer constitucionalidade do Bônus Regional

Os advogados João Rodholfo e Stephane Quintiliano, estiveram nesta segunda-feira (22) nos estúdios da TV Rio Branco-Cultura para participar do programa Entrevista da tarde apresentado pelo jornalista Antônio Muniz.

De acordo com os advogados, um candidato da cidade de Campina Grande, na Paraíba, entrou com um mandado de segurança em relação ao bônus regional de 15% acrescidos na nota dos alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas e privadas do estado do Acre. E no primeiro momento obteve uma liminar.  Mas através da manifestação feitas pelos advogados o juiz reconheceu que havia constitucionalidade do Bônus Regional da Universidade Federal do Acre - Ufac e derrubou a liminar. 

João Rodholfo e Stephane Quintiliano foram os advogados responsáveis pela defesa dos candidatos acreanos do curso de medicina, que estavam na lista de espera no Sisu do primeiro e do segundo semestre de 2023 e que seriam prejudicados se a constitucionalidade do bônus regional de 15% acrescidos na nota dos alunos não fosse reconhecida pelo juiz.

Confira a íntegra da entrevista:

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.