Novos insumos reforçam os serviços de saneamento integrado em Marechal Thaumaturgo

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), aproveita os primeiros sinais da chegada do inverno amazônico, a intensidade das chuvas e o aumento no nível dos rios, para enviar novos insumos e maquinários para mais uma etapa de serviços do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), na cidade de Marechal Thaumaturgo.

Cerca de 14 mil sacas de cimento, 1.200 metros cúbicos de brita e demais materiais de construção chegaram a Marechal Thaumaturgo por meio de balsas vindas de Manaus, capital do Amazonas, após 35 dias de deslocamento pelos rios Solimões e Juruá.

“Mais uma etapa superada. Agora é aproveitar cada dia de verão e avançar com os serviços de pavimentação, principalmente na comunidade Poeirinha, o bairro mais pobre da cidade, que será um lugar digno de se viver”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

No cronograma da autarquia, mais de seis quilômetros de pavimentos e toda a rede de água readequada e pronta para entrar em operação no final do ano. Na totalidade, a gestão Tião Viana investe mais R$ 20 milhões em drenagem, pavimentação, rede de água e esgoto e demais ações de saneamento integrado.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.