Presidente da Câmara faz balanço positivo do primeiro semestre e critica prefeito

Da Redação

Presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Nogueira (PP) tem priorizado uma gestão técnica e transparente. No primeiro semestre, segundo ele, foram diversas medidas para melhorar o atendimento ao cidadão que procura o Poder Legislativo Municipal e deixar a sociedade a par das atividades legislativas.

Em entrevista ao jornalista Antonio Muniz, no programa RB Notícias, nesta terça-feira, ao vivo, na TV Rio Branco-SBT, Nogueira Lima afirmou que os vereadores têm trabalhado elaborando, apreciando e votando matérias de interesse popular e em benefício do município. De janeiro a julho tramitaram na casa 24 Projetos de Lei Ordinária, 07 Projetos de Resolução, 123 Requerimentos, 11 Projetos de Lei Complementar e a apresentação de 3.914 indicações de melhorias para Rio Branco realizadas pelos vereadores.

Lima agradeceu a parceria dos servidores da casa e falou dos avanços de sua gestão e sobre a economia aos cofres públicos que irá ajudar na construção da sede própria da Câmara. “Nesses seis meses eu só tenho a agradecer a parceria de todos, todo apoio de cada servidor para que realizássemos essa mudança de sede, que é de suma importância para esta casa, pois agora além de propiciar um melhor e seguro ambiente de trabalho ainda conseguimos garantir uma economia aos cofres públicos que irá favorecer para a construção da sede própria, este sonho que tanto almejamos”

O vereador também enalteceu o trabalho dos órgãos fiscalizadores como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado. “Agradeço o Ministério Público que nós recebeu de braços abertos bem como o Tribunal de Contas, ambos nos deram total apoio nos orientando no que deveria ser feito, tudo com total transparência, para que esta casa estivesse pronta para atender e que possamos fazer um trabalho íntegro e autêntico como a nossa população merece.” O presidente da câmara anunciou a implantação do painel de votação eletrônico, uma inovação prevista para o segundo semestre de 2021 onde as sessões voltam para o formato presencial a partir de dois de agosto. “Eu aproveito a oportunidade para aqui deixar o anúncio que esta casa terá a inovação do voto eletrônico, igual é na Câmara Federal e no Senado. Isso é uma conquista, seremos a primeira casa com esse formato e isso irá possibilitar a melhor transparência para a população que acompanha os nossos trabalhos”, disse.

“Prefeitura sem rumo e sem perspectiva”

Nogueira Lima questionou a falta de planejamento da gestão da Prefeitura de Rio Branco e afirmou que o prefeito Tião Bocalom, seu colega de partido, encontrasse sem rumo.  Tal fato, segundo o vereador, atinge a equipe de secretários e outros assessores. O vereador afirmou que não vê perspectiva de melhoras para Rio Branco. “Não temos perspectivas de melhora, nós não temos nada em nossas mãos, não temos nenhum organograma de trabalho, não temos as ações da prefeitura este ano, e pro ano que vem? Porque pra esse ano ano tá zero. O nosso município ainda não apresentou um programa de tapa buraco, as ideias estão saindo aqui da Câmara, agora se estão ouvindo, eu acredito que não”.

“Eu não posso ir lá e ensinar como se administrar. Eu não posso fazer isso, mas nós aqui como legisladores estamos fazendo o nosso papel de fazer indicações e levando mais de três mil reivindicações da população em seis meses, mas porque esse montante? Porque a cidade de Rio Branco está um caos”, afirmou. Ainda segundo o vereador, o prefeito precisa tomar uma iniciativa para resolver esse impasse envolvendo as empresas de transporte coletivo e os funcionários do setor. Segundo ele, o projeto de lei enviado pela nova gestão tem semelhança com o outro enviado no fim do ano passado.  As empresas de ônibus, segundo o vereador, precisam agir com mais responsabilidade.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.