Estado recebe doação de medicamentos para tratamento de pacientes com câncer

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica (Daf), recebeu uma doação ofertada pelo Fundo Estadual de Saúde de Aracaju/SE de 20 ampolas do medicamento Pembrolizumabe 25mg/ml solução injetável, que é indicado principalmente para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas. De imediato, a quantidade de medicamento irá beneficiar quatro pacientes em tratamento no Acre.

“Hoje estamos conseguindo uma ação que nunca foi vista antes. Conseguimos a doação de um medicamento extremamente importante, para o tratamento dos pacientes oncológicos e irá trazer muitos benefícios”, destaca o gerente administrativo do departamento de assistência farmacêutica, John Lenon.

O medicamento que será doado para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), trata-se de uma substância que está sujeita à destruição, decomposição ou mudança em resposta ao calor, elevando a complexidade da logística para garantir as propriedades e ação farmacológica do medicamento, sendo imprescindível a agilidade no transporte. “É uma grande satisfação, uma alegria imensa receber esses medicamentos que irão beneficiar os pacientes, que passarão a ter um tratamento mais moderno com melhor eficácia e menos toxidade”, destaca o diretor de assistência do Unacon Rafael de Carvalho Teixeira.

Sobre o medicamento

O medicamento Pembrolizumabe 25mg/ml solução injetável é indicado principalmente para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) metastático não tratado anteriormente, cujos tumores expressam PD-L1 com pontuação de proporção de tumor (PPT) ≥ 50%, conforme determinado por exame validado e que não possuam mutação EGFR sensibilizante ou translocação ALK.

[Agência de Notícias]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.