Estado realiza uma semana inteira de vacinação em frente ao Palácio Rio Branco

A ação de imunização realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), terá início nesta segunda-feira, 24, em frente ao Palácio Rio Branco, na capital, e se estende até a sexta-feira, 28. Serão quatro horas de vacinação durante os cinco dias, das 16 às 20h. 

A ação visa alcançar aquelas pessoas que estão saindo do trabalho, ou que possuem pouco tempo na sua rotina para procurar os postos, por isso, a localização também foi escolhida de maneira estratégica. O público-alvo são as pessoas maiores de 12 anos, para primeira e segunda dose. Sendo que, apenas o público maior de 18 anos pode tomar a dose de reforço, com intervalo de 4 meses após a segunda dose. A população deve procurar o local portando documento com foto (RG ou CNH), CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.