Acre recebeu quase 12 mil doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca nesta terça-feira

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), recebeu do Ministério da Saúde (MS) nesta terça-feira, 20, mais 11,6 mil doses de vacina contra o coronavírus, sendo 7.200 da Coronavac e 4.460 da AstraZeneca, dando continuidade ao processo de imunização da população acreana. A logística de entrega aos municípios, responsáveis pelo cronograma de vacinação, desenvolve-se com o auxílio das demais instituições do governo do Estado, como Segurança Pública, para que os imunizantes cheguem de forma célere e segura às localidades mais isoladas.

As doses fazem parte do lote 31A de imunizantes. “As vacinas que chegaram nesta terça-feira são todas para segunda dose e estão voltadas para o público de comorbidades, gestantes e puérperas com e sem comorbidades, assim contemplando os 22 municípios do estado”, afirma a chefe do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles.

[Agência de Notícias]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.