Governo Federal entrega 15 veículos para Conselhos Tutelares do Acre

A titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, entrega, durante evento, nesta segunda-feira (20), em Rio Branco (AC), 15 veículos e kits de equipagem para Conselhos Tutelares do estado do Acre. O investimento do Governo Federal na ação foi de R$ 1,9 milhão. A cerimônia terá a presença da governadora em exercício, desembargadora Waldirene Cordeiro.

Os kits, compostos por computador, impressora, refrigerador, bebedouro e TV com acesso à internet, além dos carros serão entregues para os Conselhos Tutelares das cidades de Rio Branco (3), Assis Brasil (1), Brasiléia (1), Cruzeiro do Sul (1), Feijó (1), Plácido de Castro (1), Mâncio Lima (1), Manoel Urbano (1), Sena Madureira (1), Senador Guiomard (1), Tarauacá (1), Xapuri (1) e Porto Acre (1).

A ação de entrega dos equipamentos aos Conselhos Tutelares faz parte do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos (Pró-DH), que irá destinar 854 carros em todo o país até o final de 2022.

Estão previstos também, o repasse de 20 pistolas e quatro viaturas às Polícias Civil e Militar, destinadas ao combate à violência contra a mulher. Os armamentos e viaturas são oriundas de doação da Força Nacional, após articulação do ministério.

A ministra Cristiane Britto também fará o anúncio da instalação da Casa da Mulher Brasileira no Acre e abrirá o Workshop de Capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do estado. A Gestora visita a sede da Defensoria Pública do Estado do Acre, onde conhece o Projeto Rhuamm – Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos, coordenado pelo Núcleo de Cidadania da instituição.

 

[Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.