Proerd da Polícia Militar celebra 23 anos de atuação no Acre

O Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Acre (PMAC) está em comemoração. Este ano, o programa de cunho preventivo que acontece nas escolas públicas e privadas completa 23 anos de existência e atuação. A solenidade alusiva a este aniversário tão especial ocorreu na manhã desta sexta-feira, 20, no Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET). Nesse período de mais de duas décadas, o Proerd é desenvolvido nas escolas públicas e privadas na capital e do interior do Estado: um trabalho preventivo e educativo que leva a mensagem de conscientização dos malefícios do uso de drogas lícitas e ilícitas à vida de crianças, jovens e adolescentes. A PMAC realiza diariamente essa atividade, que já formou 196 mil alunos em todo o Acre, o que totaliza quase um quarto da população do estado. Mesmo durante a pandemia, suas ações continuaram, realizadas de forma adaptada ao momento. O aluno soldado da Polícia Militar, João Carlos Lima, foi aluno da primeira turma do Proerd e hoje tem a felicidade de estar ingressando na instituição que o acolheu quando criança. “Sou da primeira turma, ainda lembro da minha instrutora. Foi algo diferente ver um policial militar como professor na minha escola. Foi um marco na minha vida. Tive aula com temática do Proerd no curso de soldado e levei meu certificado de Proerd, que ainda guardo com carinho, e o instrutor policial militar ficou surpreso”, relatou o aluno João Carlos. (Agência de Notícias do Acre)

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.