Rio Tarauacá já atinge cerca de 70% da cidade, aponta Defesa Civil

Por Márcio Nunes

Cheia do Rio Tarauacá já atinge cerca de 70% da cidade do interior do Acre, aponta Defesa Civil. A população enfrenta muitas dificuldades em meio a ruas tomadas pelas águas, bens perdidos, falta de apoio e grande risco de contrair doenças.
Cerca de 28 mil pessoas foram atingidas. A situação só complica a cada instante, o volume de água é muito grande e muitas pessoas já perderam eletrodomésticos, animais de estimação e sofrem com a falta de alimentos.

O Manancial marcou 11 metros segundo a defesa civil do município e está 1,5 metro acima da cota de transbordo. 

O governador Gladson Cameli já fez sobrevôo na região para ver de perto a situação. A prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia, já decretou estado de calamidade publica e espera o reconhecimento das autoridades federais. Para complicar ainda mais o difícil momento, as previsões são de muita chuva na região.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.